Mural(iz)arte – Arte Urbana como motor de inclusão

Promover a inclusão das populações residentes nos núcleos habitacionais do território de Matosinhos é o principal objetivo do projeto de intervenção comunitária – Mural(iz)arte. O projeto surgiu pela primeira vez em Maio de 2018 e desde então tem colorido os vários Conjuntos Habitacionais do concelho, envolvendo moradores e outras entidades locais, pertencentes à Rede Social de Matosinhos.

Para a produção dos murais, os moradores e os restantes voluntários participam em sessões preparatórias que procuram desenvolver competências sociais, nomeadamente o trabalho em grupo, a liderança, o trabalho comunitário e as competências artísticas.

“Para mitigar as diferenças sociais que por vezes surgem devido à própria morfologia do território, é necessário ir ao encontro das comunidades e promover o contacto entre as populações. Pensando nisso, decidimos levar este projeto para os núcleos habitacionais e os resultados são positivos. A comunidade está presente e quer participar.”, refere Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.

Ontem decorreu em Santa Cruz do Bispo, no âmbito da Comissão Social de Freguesia, mais uma ação deste projeto comunitário, que contou com a participação ativa da Casa da Juventude local e de outros parceiros pertencentes à mesma comissão. São ainda parceiros nesta ação a Câmara Municipal de Matosinhos e a União de Freguesias – Perafita, Lavra e Stᵃ Cruz do Bispo.

#Matosinhos #MatosinhosHabit #Habitação #PLSCB #Muralizarte

2019-08-29T09:13:27+00:00