Município de Matosinhos assinala os 500 anos da primeira Volta ao Mundo

No âmbito das Comemorações dos 500 anos da primeira Volta ao Mundo, por Fernão de Magalhães e Elcano, o projeto “Um TRAÇO por Magalhães”, desenvolvido pelo Centro Artístico – “A CASA AO LADO”, considera ser possível deixar a sua “marca” em diferentes comunidades (nacionais e internacionais) que de alguma forma tenham ligação com Portugal, como as comunidades portuguesas, descendentes portugueses, estudantes de língua e cultura portuguesas e países Lusófonos.

Neste âmbito, o município de Matosinhos foi desafiado pela “A CASA AO LADO” a assinalar esta data, pintando, no Conjunto Habitacional das Laranjeiras, um mural comemorativo da viagem de circunavegação. O município organizou-se para este fim, através da participação em rede da Comissão Social de Freguesia União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), a MatosinhosHabit e a Câmara Municipal de Matosinhos.

O objetivo didático desta iniciativa passa por, colocar ao serviço das comunidades locais conhecimentos e experiências artísticas, nomeadamente através da formação e educação, proporcionando a aquisição de diferentes conhecimentos e o contato com realidades menos atuais, por efeito da conjetura socioeconómica e cultural. Procura-se, assim, fomentar os valores de pertença, equidade e identidade. A promoção de uma educação para a cidadania (de qualidade) assenta numa educação artística e na capacidade dos indivíduos para o reconhecimento dos seus conhecimentos e axiomas através da criação da sua identidade e individualidade materializada na obra de arte.

#matosinhoshabit #matosinhos #habitação #500anosCircunavegação #portugal

2020-01-21T18:24:03+00:00