Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento acaba de integrar 21 novas famílias.

O Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento (PMAA) acabou de integrar mais 21 famílias, distribuídas pelas antigas 10 freguesias do concelho. Estas famílias receberam ontem pela mão do Administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, o primeiro cheque do apoio mensal.

O PMAA apoia atualmente mais de 800 famílias, com um apoio mensal que pode atingir os 125€ por mês. Este programa constitui uma alternativa ao realojamento habitacional, subsidiando as famílias que muitas vezes se encontram em situações de vulnerabilidade financeira, equilibrando com uma folga no orçamento mensal do agregado.

“Há 10 anos que o PMAA cumpre o seu objetivo de apoiar indivíduos que revelem dificuldade no pagamento dos seus arrendamentos privados, evitando muitas vezes situações de incumprimento de rendas que levam aos despejos. Com este apoio foi e continuará a ser possível potenciar a reorganização e capacitação socioeconómicas das famílias no seu dia a dia”, refere Tiago Maia.

O PMAA não tem limite temporal para os apoios que presta, permitindo liberdade de escolha da habitação em todo o concelho de Matosinhos. Ao longo dos últimos 10 anos, o PMAA apoiou um total cumulativo de 6182 famílias, num investimento de aproximadamente 7,5 milhões de euros por parte da autarquia.

Em 2019, com a elaboração da Estratégia Local de Habitação (ELH), estão a ser estruturados novos programas habitacionais, como é exemplo o reabilitar para arrendar, de estímulo à criação de oferta de arrendamento acessível e que vêm complementar o PMAA.

2019-07-30T17:07:23+00:00