Perguntas Frequentes2019-01-25T19:06:08+00:00

Poupe o tempo gasto presencialmente em serviços.
Consulte abaixo as respostas às principais perguntas que nos são feitas

Loja da Habitação

A Loja da Habitação encontra-se na Rua Alfredo Cunha, n.º 99 1º andar, 4450-023 Matosinhos.

De segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17H30.

*Quartas das 9h00 às 19h00 – sem interrupção para almoço

Pagamentos de rendas sociais, Candidaturas aos Programas Sociais da MatosinhosHabit, Apoio Social a arrendatários municipais, Apoio a obras de manutenção nos Conjuntos Habitacionais, Pedidos de audiência com a Administração, Informações gerais, receção de sugestões e reclamações

Renda Apoiada

Deverá preencher o Pedido de Habitação, dirigir-se à MatosinhosHabit e proceder à sua entrega em conjunto com os documentos solicitados.

Os resultados serão divulgados no site da Matosinhoshabit e no Kiosk Digital da Loja da Habitação.

Pode fazê-lo de duas formas: por débito em conta (fornecendo à MatosinhosHabit o NIB da respetiva conta bancária) ou na tesouraria da MatosinhosHabit (em numerário ou via multibanco).

A primeira renda vence-se no primeiro dia útil do mês a que respeita, vencendo-se as posteriores no primeiro dia útil de cada mês subsequente. O pagamento deverá ser realizado durante o mês corrente.

Deverá dirigir-se à MatosinhosHabit e solicitar essa informação na Tesouraria ou ao Técnico Social, nos dias de atendimento do respetivo Conjunto Habitacional. Consulte o mapa de atendimentos aqui.

No caso de não conseguir deslocar-se, poderá solicitar informação por telefone ou através do geral@matosinhoshabit.eu.

Deverá dirigir-se à MatosinhosHabit e proceder à entrega do atestado de óbito e documentos atualizados de todos elementos do agregado familiar (consulte o Memorando de Documentos de Atualização de Agregado) ao Técnico Social, no dia de atendimento do respetivo Conjunto Habitacional. Consulte o mapa de atendimentos aqui.

Deverá dirigir-se à MatosinhosHabit e proceder à entrega dos documentos atualizados (consulte o Memorando de Documentos de Atualização de Renda) de todos os elementos do agregado familiar ao Técnico Social, no dia de atendimento do respetivo Conjunto Habitacional.  Consulte o mapa de atendimentos aqui.

– Desobstrução da rede de saneamento;

– Fugas nas redes de abastecimento de águas e esgotos;

– Reparação e pinturas de tetos ou paredes devido a danos provocados por infiltrações pela  cobertura ou fachadas;

– Reparação de caixilharias desde que não resultem de mau uso, e/ou de manutenção;

– Reparação de portas de entrada;

– Reparação de instalações elétricas.

Para se informar sobre o caso concreto da sua habitação, deverá dirigir-se ao atendimento da MatosinhosHabit na Loja da Habitação, ou por telefone através do 229399990.

Normalmente, este tipo de ocorrência deve-se a condensações, fenómeno que se verifica devido ao encontro de ar saturado de humidade com um suporte frio. Para evitar este tipo de situação, deve ventilar e aquecer a habitação, sem excesso. Por outro lado, a limpeza deve ser feita com um pano ou esponja macia humedecidos em água tépida (sem uso de lixívia), e/ou produto com base fungicida.

Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento

Existe uma série de requisitos a que deve atender para se candidatar a este programa, como ser titular de um contrato de arrendamento e não ser proprietário de nenhuma habitação que pudesse resolver as suas necessidades habitacionais. Consulte o regulamento integral aqui.

Para se candidatar, deverá solicitar atendimento na Loja da Habitação, sendo que, tem que ter residido no Concelho de Matosinhos nos últimos 3 anos à data da instrução da candidatura, não ser Proprietário de nenhuma habitação, nem beneficiário de R.S.I. Consulte o regulamento aqui.

O apoio prestado às famílias é calculado em função do rendimento mensal do agregado familiar per capita, que não pode ultrapassar o valor do salário mínimo nacional. O subsídio pode variar entre os 75 e os 125 euros mensais .

Não. A habitação alvo do apoio prestado por este programa destina-se a uso habitacional próprio.

O apoio será pago mensalmente entre os dias 5 e 8 de cada mês, por transferência bancária, cheque ou numerário mediante prévia exibição do original do recibo da renda.

Matosinhos Solidário

Pode utilizar o contacto telefónico através de 800 91 65 65 (chamada gratuita), de segunda a sexta-feira (das 9:00 às 17:00). Fora deste horário, contacte a Proteção Civil de Matosinhos, através do 22 939 85 60. Se preferir, envie-nos uma mensagem.

Dirigira-se às Piscinas Municipais para fazer a sua inscrição Matosinhos Sénior.

Pode contactar-nos de segunda a sexta-feira (das 9:00 às 17:00), pelo 800 91 65 65. Fora deste horário, contacte a Proteção Civil de Matosinhos, através do 22 939 85 60.

Não. Basta que tenha cartão Matosinhos Sénior e os serviços Matosinhos Solidário são totalmente livres de custos para si.

Tem outra questão? Questione aqui.