MatosinhosHabit reforça política de proximidade na segurança das zonas habitacionais

A MatosinhosHabit e a Câmara Municipal vão reforçar a política de proximidade na segurança, com contratos locais de segurança de âmbito territorial na União de Freguesia de Matosinhos e Leça Palmeira e a União de Freguesia da Senhora da Hora e São Mamede de Infesta, com especial incidência em São Mamede de Infesta e Matosinhos, podendo alargar a sua atuação a outras áreas do Concelho. A iniciativa vai integrar o Contrato Local de Segurança de Matosinhos, que foi aprovado em reunião do executivo camarário esta terça-feira.

Os Contratos Locais de Segurança decorrem de uma iniciativa do Governo central, que elegeu a prevenção e o combate aos diversos tipos de violência e de criminalidade e a promoção da confiança nas forças de segurança, enquanto desígnios fundamentais da ação governativa.

Tiago Maia, administrador executivo da MatosinhosHabit, congratula-se com a iniciativa, que garante estar “em absoluta consonância com a estratégia de proximidade” que a empresa municipal de habitação tem levado a cabo.

“Este Contrato Local de Segurança não significa apenas e só mais policiamento, até porque a segurança nos nossos conjuntos habitacionais não se esgota na vertente securitária. Este contrato significa, isso sim, mais trabalho de proximidade”, esclarece Tiago Maia assegurando o reforço de equipas multidisciplinares que “vão garantir que a segurança é vista como um todo: com mais saúde, mais ambiente, mais educação, mais cultura.”

Recorde-se que os Contratos Locais de Segurança são operacionalizados pelas autarquias e estruturas locais em estreita articulação com o Governo central, sendo instrumentos privilegiados para reduzir as vulnerabilidades sociais, prevenir a delinquência juvenil e eliminar os fatores que contribuem para a criminalidade.

2019-07-01T11:43:03+00:00