MatosinhosHabit presente no lançamento do “Ano Nacional da Colaboração”

A MatosinhosHabit esteve presente na apresentação pública do “Ano Nacional da Colaboração – 2019”, que se realizou em Lisboa, sexta-feira, dia 4 de janeiro. Esta rede colaborativa destaca a COLABORAÇÃO como princípio estratégico de resolução dos problemas e de otimização dos recursos disponíveis: “Todos fazem parte de um coletivo com as suas ideias, para um projeto comum.”

Foi neste contexto que a MatosinhosHabit submeteu a sua candidatura a esta rede colaborativa, através da “Habitação Partilhada – Metodologia de Trabalho e Resposta Inovadora, no Âmbito da Atribuição de Alojamento Municipal”, que, após análise e avaliação por parte da estrutura central, foi aprovada e está a ser divulgada como exemplo de uma boa prática de colaboração realizada em Portugal, o que muito nos orgulha e prestigia o nosso trabalho, em prol da comunidade.

O Fórum para a Governação Integrada é uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que estuda, reflete e age sobre problemas complexos, promovendo modelos de governação integrada. Suporta-se no conceito GovInt, “de construção, desenvolvimento e manutenção de relações interorganizacionais de colaboração, para gerir problemas complexos, com maior eficácia e eficiência”.

A colaboração, particularmente entre organizações, é um processo essencial para a gestão de problemas complexos, havendo, no entanto, a consciência que a cultura colaborativa encontra obstáculos relevantes que necessitam de ser ultrapassados, de forma a contribuir ativamente para uma “era da colaboração”.

2019-01-16T17:37:24+00:00