“Espaço das Aromáticas” – Conjunto Habitacional da Guarda

#Comunidade

A MatosinhosHabit dando continuidade a politica de intervenção de âmbito comunitário junto da população residente nos conjuntos habitacionais sociais de Matosinhos, desafiou os moradores do Conjunto Habitacional da Guarda a construírem um espaço denominado “Espaço das Aromáticas”.

O objetivo é que toda a comunidade local se envolva em torno da construção de um jardim/espaço comunitário. Numa primeira fase serão plantadas algumas ervas aromáticas e outras espécies de plantas que mais tarde poderão ser utilizadas pelos moradores locais na confeção das suas refeições. O objetivo final é a reconversão de todo o espaço num “Rock Garden” exterior que poderá ser partilhado por todos os moradores. Este espaço está a ser construído na envolvente do projeto concluído há um ano, o Lugar de Partilha, no âmbito de um laboratório de autoconstrução promovido pela Casa da Arquitetura-Centro Português de Arquitetura, em colaboração com a MatosinhosHabit, a Câmara Municipal de Matosinhos e a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.

Este equipamento de apoio à comunidade nasceu em regime de voluntariado e foi executado por vinte estudantes de arquitetura vindos dos cinco continentes, sob coordenação do arquiteto italiano Roberto Cremascoli. Os moradores estiveram também envolvidos no projeto, contribuindo com ideias para a concretização deste Lugar de Partilha e/ou colaborando nos trabalhos de construção.

Já este mês, alguns jovens moradores do conjunto habitacional, participaram na primeira intervenção de manutenção do espaço, pintando toda a estrutura e corrigindo algumas das problemáticas que ao longo do tempo foram surgindo.

Nesta iniciativa do “Rock Garden”, estão envolvidas a MatosinhosHabit, a Câmara Municipal de Matosinhos, a União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, a ADEIMA e a LIPOR.

#MatosinhosHabit #Matosinhos #Habitação #Lipor

2019-08-13T13:56:04+00:00